Histórias de Sucesso

As comunidades que vivem na Amazônia atuam diretamente em iniciativas para manter a floresta em pé. Elas são as verdadeiras faces dos projetos apoiados pela USAID. Ao capturar sucessos e experiências pessoais, essas histórias mostram uma imagem mais vívida e envolvente do trabalho de conservação da biodiversidade da USAID e de seus parceiros.

Índios pescadores compartilham seu programa de sucesso no manejo de pesca de peixe ameaçado de extinção

O maior peixe de escamas da Amazônia está ameaçado. O pirarucu, conhecido por sua coloração vermelha, pode alcançar até três metros de comprimento e pesar mais de 100 quilos. A pesca predatória reduziu tanto os estoques que a pesca foi proibida e só é autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em projetos de manejo de pesca.

Tecnologia ajuda quilombolas na Amazônia a protegerem seus territórios e planejar o futuro

Oriximiná é o quarto maior município do Brasil. Com uma área de 107,000 km², é maior do que Portugal. No extremo norte da Floresta Amazônica, quase na fronteira com Guiana e Suriname, a grande faixa de floresta tornou-se refúgio de escravos fugindo de fazendas de cacau, açúcar e gado no sul do estado, entre os séculos 18 e 19. Em grupos, os escravos subiram as águas calmas do rio Trombetas – afluente do Amazonas – e foram ajudados por indígenas a vencer as corredeiras que começam quando o Trombetas alcança o oeste do Pará criando uma barreira para o avanço de expedições de Portugueses enviados para recapturar os escravos fugitivos.

Apostando em um novo ciclo da borracha para melhorar condições de vida e conservar a floresta

Em meio à pandemia, uma fábrica de borracha natural no Pará está conseguindo não só pagar mais que o dobro do preço de mercado para seringueiros, como também produzir artigos de borracha natural usando uma tecnologia sustentável, com base em técnicas tradicionais indígenas. Encabeçada por Francisco Samonek, a fábrica de Castanhal fica a uma hora de carro de Belém e produz sandálias de dedo, artigos para casa e acessórios sem poluir a água ou o ar.

Série: PCAB Transformando Vidas

PCAB promove empoderamento de mulheres de comunidades tradicionais e indígenas

Série: PCAB Transformando Vidas

Impacto da PCAB no cotidiano de jovens de comunidades tradicionais da Amazônia

Série PCAB: Transformando Vidas

Conhecimento de anciãos - compartilhando o passado para fortalecer o futuro

Série PCAB: Transformando Vidas

Nova realidade com a COVID-19: Criando estratégias  para minimizar impactos da pandemia

Abrindo caminhos no fogo

Brigadista indígena no Brasil inspira mulheres a combater os incêndios florestais e proteger seus territórios